Quando se trata da culinária nórdica, muitas pessoas imaginam apenas carnes suculentas e bebidas quentes para se aquecer nos dias de inverno rigoroso. No entanto, a gastronomia escandinava é extremamente rica, variada e surpreendente - inclusive quando falamos de doces!

E se há um personagem da mitologia nórdica que pode nos ensinar muito sobre a culinária viking, este personagem é Thor. Além de ser um deus poderoso e cheio de atributos lendários, Thor tinha um paladar bastante exigente e apreciava cada vez que a mesa estava farta de delícias.

Mas afinal, qual é o doce favorito do Thor?

A resposta é curta e objetiva: o mel! Na mitologia nórdica, o mel era considerado uma iguaria preciosa e sagrada, que era oferecida aos deuses em cerimônias e rituais. Por isso, não é à toa que o Thor apreciava tanto esta sobremesa.

Aliás, não é difícil imaginar por que o mel era tão valorizado pelos vikings. Além de ser um ingrediente naturalmente doce e saboroso, o mel também possui diversos benefícios para a saúde, como propriedades antibacterianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

Mas se você pensa que os vikings se contentavam apenas com uma colherada de mel no final das refeições, está enganado! A culinária nórdica possuía diversas sobremesas e doces à base de mel, que eram preparados com muita técnica, habilidade e criatividade.

Entre as receitas mais típicas da mitologia nórdica, destacam-se:

- Medovik: um bolo de várias camadas preparado com mel, leite condensado e chantilly. Este bolo é um dos mais populares na Rússia, mas também é muito apreciado em países escandinavos;

- Meliponos: pequenas bolinhas de pão doce preparadas com mel e temperadas com canela, cravo e noz-moscada. Este doce é muito popular em épocas festivas, como o Natal e a Páscoa;

- Pudding de mel: uma espécie de pudim cremoso preparado com leite, mel, açúcar mascavo e especiarias. Este doce é uma excelente opção para servir no inverno, pois é quente e reconfortante.

Mas e você, já experimentou alguma sobremesa típica da culinária nórdica? Que tal se aventurar na cozinha e preparar uma receita de mel inspirada na mitologia viking?

Como vimos, o mel era o doce favorito do Thor, mas certamente há muitas outras delícias que ele teria apreciado em seu banquete. De qualquer forma, a culinária nórdica é uma fonte inesgotável de sabor, tradição e história - e vale a pena explorá-la com cada colherada.