Desde que o cinema existe, os vilões sempre chamaram a atenção do público. Talvez pela sensação de medo que provocam ou pela complexidade de suas personalidades, o fato é que muitos dos personagens icônicos dos filmes são aqueles que colocam em risco a vida dos heróis e da humanidade como um todo.

Em 2010, a Universal Pictures lançou o filme Malvado Favorito, que introduziu ao mundo os minion - pequenas criaturas amarelas que rapidamente conquistaram o coração do público. Mas o sucesso da franquia Despicable Me não se deve apenas aos minions, mas também ao carismático vilão Gru (dublado por Steve Carell).

Gru é um ex-vilão que se apaixona pelas filhas adotivas e começa a lutar contra o mal ao lado delas. Com seus planos mirabolantes e seu humor sarcástico, o personagem conquistou fãs de todas as idades e se tornou um dos vilões mais amados do cinema.

Tamanho foi o sucesso de Malvado Favorito que, em 2019, a Universal Pictures lançou o spin-off Minions: A Origem de Gru, que conta a história do vilão na juventude. E para celebrar a eleição presidencial nos Estados Unidos, a franquia lançou um vídeo promocional em que os minions concorrem ao cargo.

Mas o que explica a popularidade dos vilões no cinema? Muitos argumentam que é a oportunidade de ver o mal sendo derrotado, enquanto outros afirmam que é a complexidade psicológica desses personagens que os tornam fascinantes.

De fato, alguns dos vilões mais icônicos do cinema têm motivações surpreendentemente humanas, como a busca por vingança ou a inveja dos heróis. E muitas vezes, são os vilões que carregam o peso dramático da história, como no caso do Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas, que rendeu ao ator Heath Ledger um Oscar póstumo.

Ainda assim, é importante lembrar que os vilões do cinema não são modelos a serem seguidos. Ao contrário, são exemplos do que não devemos fazer - e é isso que torna os heróis tão importantes. São eles que representam os valores que queremos celebrar, como a coragem, a honestidade e a justiça.

Em resumo, a popularidade dos vilões no cinema se deve em parte à sua complexidade psicológica e ao papel dramático que desempenham na história, mas também ao sucesso de personagens carismáticos como Gru em Malvado Favorito. Mas é importante lembrar que, no final das contas, são os heróis que devem nos inspirar a fazer a coisa certa.