© 2019 Piano Mundi by Izabela Pavan

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

Artigo: Palitos Chinos para piano

January 12, 2016

 

Inauguro o Piano Mundi gravando e falando sobre um repertório delicioso, que a maioria de nós tocamos quando temos o primeiro contato com o piano: os “Palitos Chineses”. São aquelas peças simples, mas muito gratificantes, que podem ser tocadas apenas com os dedos indicadores (daí a origem do nome, pela semelhança visual com os palitinhos de comida chinesa).

 

Mesmo despretensiosas, essas peças são uma boa porta de entrada no mundo da música pois nos convidam a experimentar o piano e  vivenciar formas musicais, estruturas melódicas e rítmicas, desenvolvendo a coordenação motora de uma forma lúdica e estimulante.

 

A compositora do “ Danoninho”: A história dos palitos traz fatos curiosos. Em 1877, a compositora britânica Euphemia Allen (1861-1949), com apenas dezesseis anos de idade, publicou sob o pseudônimo de Arthur de Lulli a música “The Celebrated Chop Waltz” (clique aqui para baixar a partitura). A edição original diz que a música pode ser tocada solo ou em dueto. Em dueto, a melodia seria tocada com os dedos indicadores em movimento vertical. A música ficou muito conhecida no mundo inteiro. No filme “Quero ser grande”, de 1988, Tom Hanks e Robert Loggia tocam com os pés o tema da valsa em uma cena que se tornou um clássico: (clique aqui para ver a cena do filme). Um ano depois, a Danone lança um comercial do “Danoninho” que tornou a música conhecida no Brasil. (Clique aqui e assista ao comercial) . A música, que era conhecida como “O Bife” passou a ser reconhecida pelo nome do produto.  Além dessas versões, no Youtube encontramos dezenas de outras versões para a música. Há até um pianista que trouxe os palitos chineses originais para sua performance:https://www.youtube.com/watch?v=q3m7BZ5tzeg.

 

Palitos russos: Curiosamente, no mesmo ano de publicação da “Celebreted Chop Walz”, a filha do compositor Alexander Borodin tocou quatro compassos de uma melodia muito similar ao início da valsa de Allen. Não há registros de que o tema já tivesse sido publicado anteriormente.

 

O pai batizou a música tocada pela filha como “The Coteletten Polka” e criou variações sobre o tema. Os compositores Nicolas Rimsky-Korsakov, César Cui, Anatole Liadow, Franz Liszt e N. Stcherbatcheff o ajudaram na empreitada  que deu origem a “Paraphrases – 24 Variações e 15 Pequenas Peças para o Piano”. (Clique aqui para baixar a partitura original no Imslp).

 

O tema, que se repete sem alterações ininterruptamente ao longo da obra, é enriquecido com acompanhamentos complexos com diversas alterações de estilo e caráter expressivo. Destaco aqui o belíssimo Réquiem, uma das peças do álbum, orquestrado por Leopold Stokowski: (clique para aqui ouvir)

 

Palitos Argentinos: Em 1987, Violeta Gainza publica o livro “Palitos chinos para la iniciación al piano”, registrando e arranjando diversos palitos tradicionais e outros originais. Dentre as 35 peças encontra-se um arranjo da “Celebrated Waltz” e de obras como a “Tocata e Fuga em Ré menor” de Bach, o “Invierno porteño” de Piazzola e “Asturias” de Albéniz.

Sobre os palitos, Gainza diz: “ Ao principiante, os palitos resultam especialmente gratificantes porque soam bem; parecem música de verdade, de certa relevância. Possuem em comum o encanto, a atração musical, associados ao desafio de certa dificuldade que convida a ser superada. (…) A criança escuta realmente como soa o que ela toca, sem estar preocupado ou incomodado por condicionamentos de leitura ou técnica musical. O trabalho livre e direto sobre o teclado constitui, na minha opinião, uma condição essencial no estabelecimento e consolidação de uma relação saudável e natural com o instrumento e a música onde afeto, corpo e intelecto formam um todo integrado” (GAINZA, 1987).

 

E agora que já sabemos mais sobre os palitos, vamos tocar? No nosso canal do Youtube você encontra videoaulas para os 35 palitos do livro da Gainza. Clique aqui e divirta-se com seus alunos, filhos ou amigos.

 

Fonte:

FULD, James J. The book fo world-famous music: Classical, popular and folk. 5ª ed. Nova Iorque: DOVER, 2000.

GAINZA, Violeta Hemsy de. Palitos Chinos (chop-sticks) para la iniciación al piano. Partitura. Buenos Aires: BARRY, 1987.

Please reload

Artigo em destaque

Como funciona o Método Suzuki para piano?

December 2, 2018

1/10
Please reload

Publicações recentes

September 9, 2018

Please reload

Redes Sociais
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
Sites parceiros