© 2019 Piano Mundi by Izabela Pavan

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

O Método Suzuki

February 8, 2017

O Método Suzuki.

Toda criança é capaz! 

Há mais de 40 anos, Suzuki se deu conta das implicações do fato de que todas as crianças em todas as partes do mundo aprendem a falar sua língua materna com facilidade. Começou a aplicar os princípios de aquisição da língua à aprendizagem da música, e chamou sua abordagem de método da língua materna. As ideias de envolvimento dos pais, a abordagem carinhosa, a repetição constante, etc. são algumas características especiais do método Suzuki.

 

O envolvimento dos pais

Assim como quando as crianças aprendem a falar, os pais participam da aprendizagem musical de seu filho. Assistem às aulas com a criança e servem como “professores em casa” durante a semana. O pai muitas vezes aprende a tocar antes da criança, para que possa entender o que seu filho tem que fazer. Os pais trabalham junto com o professor para criar um agradável ambiente de estudo.

 

Início precoce

Os anos iniciais da vida da criança são decisivos para o desenvolvimento dos processos mentais e a coordenação muscular.  A criança deve começar a escutar música logo ao nascer. A capacitação formal pode começar a partir dos três anos de idade, mas nunca é tarde para começar.

 

A importância da escuta

As crianças aprendem as palavras depois de havê-las escutado centenas de vezes. Escutar música todos os dias é importante, particularmente as peças do repertório Suzuki para que a criança as reconheça imediatamente.

 

A importância da repetição

A repetição constante é imprescindível para aprender a tocar o instrumento. As crianças não aprendem uma palavra ou peça musical e depois as descartam, elas as incluem em seu vocabulário ou repertório e pouco a pouco as usam de maneiras novas e cada vez mais sofisticadas.

 

O encorajamento

Igualmente na língua materna, os esforços das crianças para aprenderem a tocar um instrumento devem ser apoiados com encorajamento e elogios sinceros. Cada criança aprende em seu próprio ritmo, avançando em passos pequenos para que possa dominar cada passo. Também se incentiva as crianças a incentivarem os esforços de seus colegas para fomentar uma atitude de generosidade e cooperação.

 

Aprendendo junto com outras crianças

Além das aulas individuais, as crianças participam de aulas em grupo regularmente onde aprendem uns com os outros e se motivam.

 

O repertório é estruturado

As crianças não fazem exercícios para aprender a falar e sim usam a linguagem para seu propósito natural de comunicação e expressão. Da mesma forma, o repertório Suzuki foi pensado para apresentar os problemas técnicos no contexto musical e não através de entediantes exercícios técnicos.

 

A leitura adiada

As crianças aprendem a ler depois de estabelecerem a habilidade de falar. Da mesma maneira, as crianças devem desenvolver uma competência básica em seu instrumento antes de aprender a ler partituras.

__________________________________________________________________

Os alunos Suzuki são prodígios?

Os alunos Suzuki são gênios musicais? São crianças dotadas de um talento especial para a música? Seus pais são músicos profissionais?

Felizmente, os alunos Suzuki são crianças comuns e seus pais tem pouca ou nenhuma experiência musical. Seus pais simplesmente decidiram introduzir seus filhos ao método Suzuki, uma filosofia única de educação musical desenvolvida há mais de 40 anos pelo violinista japonês, Shinichi Suzuki.

__________________________________________________

A herança do Dr. Suzuki

Shinichi Suzuki era violinista, educador, filósofo e filantropo. Nasceu em 1898, estudou violino no Japão antes de ir para a Alemanha aos vinte anos para continuar seus estudos. Depois do fim da 2ª Guerra Mundial, Suzuki dedicou sua vida ao desenvolvimento do método que ele chamava de “Educação do Talento”.

Baseou seu método na crença de que “A habilidade musical não é um talento inato mas uma habilidade que se pode desenvolver. Toda criança a quem se ensina corretamente pode desenvolver habilidades musicais, da mesma forma que todas as crianças aprendem a falar sua língua materna. O potencial de cada criança é ilimitado”.

O objetivo do Dr. Suzuki não era somente criar músicos profissionais, mas também criar seres humanos amáveis e ajudar a desenvolver o caráter de cada criança através do estudo da música.

_________________________________________________________________

A perspectiva dos pais

Os pais cujos filhos participam dos programas Suzuki são entusiastas sobre os benefícios para seus filhos e para toda a família

Em Cleveland, Ohio (EUA), Jan McNair participa no programa Suzuki de violino com seu filho de 4 anos, Ben. Observa que Ben está descobrindo “a alegria de fazer algo que precisou trabalhar muito para conseguir. O que está fazendo agora será enraizado. Está é a maneira de aprender.”

Além de transmitir o amor pela música, o método Suzuki põe ênfase ao desenvolvimento do caráter da criança. Ben começa e termina cada aula fazendo um cumprimento à sua professora e agradecendo-a. Sua professora, por sua parte, o agradece: “Aprendo algo a cada vez que te ensino”, ela diz.

Charlotte Johnson de Papillon, Nebraska, participa em um programa Suzuki com seu filho Christopher, de 10 anos. “Aprende música muito bem e desenvolve boa memória”, disse. O desenvolvimento do amor próprio é outra vantagem, ela complementa. “Pode estar à frente de um grande grupo de pessoas e não tem medo de tocar”.

Nancy y Mike Wu de Hudson, Ohio, têm dois filhos que estudaram pelo método Suzuki por vários anos. Acreditam que o programa Suzuki enriqueceu suas próprias vidas tanto quanto as de seus filhos. Mike Wu disse que passou a gostar de música clássica. Ela reconhece a importância de se ter disciplina exigida pelo programa, que ajudou seus filhos a sobressair tanto nos esportes como nos estudos, e disse que a experiência de estar em uma cultura de música ampliou sua perspectiva. Quando Eric tocou para os pacientes em um hospital, por exemplo, a experiência pôs sua própria vida em perspectiva, disse seu pai.

“Não é só a educação musical, os efeitos a longo prazo na família são positivos e de grande alcance.” Disse Pam Brasch, diretora executiva da Associação Suzuki das Américas. A criança é ensinada a importância da cooperação, do amor próprio... tantas qualidades importantes que talvez elas não aprenderiam de outra maneira.”

“Talvez seja a música o que salvará o mundo.” (Pablo Casals)

__________________________________________________________________

As crianças concordam

As crianças também fazem comentários positivos sobre sua participação nos programas Suzuki. Em uma pesquisa em Dallas, os alunos deram suas opiniões sobre vários aspectos do método Suzuki. De forma geral, as crianças disseram que foi divertido e exigente. Disseram que os benefícios de tocar um instrumento através do método Suzuki os ajudou a aprender a ter disciplina, na criação de metas e no uso construtivo do tempo.

Emily Louise Davis, uma estudante universitária que participa do programa Suzuki de Carolina do Norte desde seus três anos de idade, disse que sente “uma camaradagem e os laços de uma grande família”. Durante uma visita recente aos programas Suzuki na Europa, Emily observou o mesmo sentido de cooperação e respeito dentro das famílias e dos grupos.

Os alunos de muitos programas Suzuki fizeram comentários sobre a importância das amizades que fizeram e a oportunidade de compartilhar as experiências musicais com outros alunos Suzuki. Eles gostam do sentimento de realização que vem de trabalhar em algo significativo, e de fazê-lo bem feito.

__________________________________________________________________

Perguntas frequentes

Em que a Educação do Talento é diferente de outros métodos para ensinar música para as crianças?

De uma forma resumida, algumas diferenças básicas são:

  • Os professores Suzuki creem que é possível desenvolver a habilidade musical em todas as crianças;

  • Os alunos podem começar a estudar desde bem pequenos;

  • Os pais participam de maneira ativa no processo de aprendizagem;

  • As crianças dominam o instrumento antes de aprenderem a ler partituras;

  •  A técnica é ensinada dentro do contexto musical;

  • As peças musicais aprendidas são revisadas e refinadas constantemente;

  • Os alunos tocam com frequência, individualmente ou em grupo.

Onde posso encontrar mais informações e uma lista de professores em minha região?

A Associação Suzuki das Américas (SAA) pode oferecer maiores informações sobre a filosofia do método Suzuki. A maioria dos professores Suzuki ativos são membros da associação. A SAA mantém listas de professores para diferentes países das Américas.

A associação também oferece cursos de capacitação regularmente e muitos professores registram sua capacitação no site.

Visite o site da SAA (em inglês e espanhol): https://suzukiassociation.org

 

Como faço para escolher um professor para meu filho?

Uma vez que saiba o nome de alguns professores disponíveis, deve-se observar suas aulas para decidir quem seria melhor professor para seu filho. Na realidade, muitos professores Suzuki exigem que os pais e seus filhos observem aulas individuais e em grupo e outras atividades antes de começarem a fazer aulas.

Ao assistir as aulas de um professor, deve-se observar a relação entre o professor e o aluno e entre o professor e o pai. O ambiente é agradável? Existe uma relação de respeito entre ambas as partes? Existe um equilíbrio entre trabalho sério e o bom humor? Os comentários do professor são compassivos e encorajadores, mesmo quando correções são necessárias? O professor mostra compreensão dos problemas técnicos básicos e demonstra como resolvê-los? O professor assegura que os pais entendem os objetivos para a prática em casa? Com perguntas como essas, você será capaz de decidir quais requisitos são importantes.

Não se engane acreditando que “qualquer pessoa pode ensinar o método Suzuki”. Tudo bem se o professor trata com carinho seus alunos, lhes proporciona oportunidades de escutar e usa o repertório Suzuki, mas o professor também deve dominar a técnica do instrumento. Se tiver dúvidas sobre sua habilidade de avaliar a capacidade do professor, peça opinião a outros pais que tenham mais experiência musical.

Quando observar o professor, busque a atenção carinhosa à criança junto com critérios musicais exigentes e adequados ao nível do aluno. O professor deve estimular a criança a fazer o melhor possível. É possível fazer isso em um ambiente de amor e encorajamento, e este é o objetivo dos professores que seguem a filosofia Suzuki.

 

Para quais instrumentos está disponível o método Suzuki? 

Originalmente, Suzuki desenvolveu seu método para seu instrumento, o violino. Hoje em dia existem métodos Suzuki disponíveis para viola, violoncelo, contrabaixo, piano, flauta doce, flauta transversal, harpa e violão.

 

Perguntas? Entre em contato conosco: pianomundi@gmail.com

 

 

Texto original disponível em: https://suzukiassociation.org/about/suzuki-method/es/

Please reload

Artigo em destaque

Como funciona o Método Suzuki para piano?

December 2, 2018

1/10
Please reload

Publicações recentes

September 9, 2018

Please reload

Redes Sociais
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
Sites parceiros