© 2019 Piano Mundi by Izabela Pavan

  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Social Icon

E os pés? Aonde colocar?

May 5, 2018

 

Você pode estar se perguntando... Peraí, se nós tocamos piano com as mãos, porque eu devo me preocupar com os pés? 

De fato, nós tocamos o piano com as mãos... mas também com os braços, com o tronco, com o corpo todo, com a mente e com o coração. Tudo deve estar em equilíbrio para que possamos tocar bem e de forma saudável esse maravilhoso instrumento que é o piano. 

E o apoio dos pés (no chão ou em uma superfície firme) é indispensável para que esse equilíbrio seja alcançado. 

 

O piano foi construído para atender às medidas do corpo de um adulto. E no caso de alunos adultos, tudo o que nós professores de piano precisamos fazer é ajudá-los a encontrar a melhor altura do banco e ajudá-los a desenvolver maior consciência corporal para que os pés fiquem sempre apoiados no chão e a postura ereta e equilibrada.

 

Quando lidamos com crianças, precisamos adaptar o instrumento para o tamanho do corpo delas. E essa adaptação passa basicamente por duas etapas: o ajuste da altura do banco, e o uso de apoio para os pés. 

 

Para encontrar a altura ideal do banco para cada criança, minha sugestão é que, ao se sentar, o cotovelo da criança esteja na mesma altura do teclado e, ao colocar as mãos sobre o piano, os braços fiquem na horizontal, paralelos ao chão.

 

Quando lidamos com crianças pequenas (3, 4, 5 anos) pode ser que a altura do banco, mesmo na posição mais alta, ainda não alcance a altura desejada. Minha sugestão é que nesses casos se use algum objeto firme aonde a criança possa sentar-se com segurança. Com meus alunos eu uso esse assento, que é uma espécie de almofada dura que pode ser colocada sobre o banco do piano para que a criança assente sobre ele:

 

 

Não sei se esse modelo está disponível para compra no Brasil. Eu o comprei pela internet, no site Young Musicians. Nesse mesmo site tem vários outros modelos (e também muitas outras coisas úteis e legais para quem trabalha com crianças pequenas), para conferir clique aqui.  

 

Assim que a altura do banco estiver ajustada podemos observar os pés. Cada criança vai precisar de um apoio com altura diferente, dependendo de sua idade e tamanho. O ideal é que, ao sentar, a criança consiga ficar com os pés totalmente apoiados. Minha sugestão é que, olhando de perfil, a altura dos joelhos da criança fiquem ligeiramente abaixo da altura do banco.  

A distância entre os pés também deve ser observada, para que eles não fiquem nem muito próximos um do outro, nem muito afastados. O ideal é a linha dos pés e pernas acompanhe a linha do quadril.   

 

Levando isso em consideração aqui vai algumas sugestões de apoios para os pés:

 

1 -  Soluções caseiras:

 

A solução mais barata é usar aquilo que você tiver em casa: livros grossos, banquinhos de madeira... enfim, qualquer objeto que seja firme, que possa ser sobreposto até alcançar a altura desejada, e aonde se possa colocar os pés. (Quem se lembra das listas telefônicas? Hoje em dia elas seriam ótimas para isso...)

 

 

 

2- Banquinhos de plástico: 

 

Esses banquinhos são encontrados em supermercados, como por exemplo Carrefour e Extra. A vantagem é que são muito leves e de baixo custo. A desvantagem é que ele pode não ser da altura que a criança vai precisar e, caso a altura coincida, você precisará substituí-lo por outro mais baixo quando a criança crescer.

 

3- Apoios de madeira com altura regulável:

 

 Esse modelo, foi feito sob encomenda, a partir das medidas de um apoio que vi num dos Festivais Suzuki do Peru que participei. Ele foi feito de madeira, e a meu pedido (para ficar da cor do piano) foi pintado de preto. São 4 módulos que podem ser usados de maneira independente ou encaixados um sobre o outro. Cada módulo tem uma altura diferente e ele é perfeito para professores que lidam com crianças de idades e tamanhos variados, já que você pode combinar os módulos de maneiras diversas até atingir a altura ideal. 

(Caso você deseje as medidas de cada módulo ou o contato do marceneiro que fez para mim é só mandar um e-mail para pianomundi@gmail.com . O marceneiro é de Belo Horizonte mas envia para qualquer parte do Brasil. A partir da minha indicação, vários professores de piano de diferentes partes do Brasil já encomendaram com ele e a encomenda chegou direitinho).

 

4- Extensor de pedal com regulagem de altura:

 

 

Esse modelo é ideal para aqueles professores que querem incentivar o uso do pedal desde o início da aprendizagem do piano.

Ele tem regulagem de altura e é possível ativar ou não o funcionamento dos pedais. No Brasil, é possível comprar esse extensor em algumas lojas especializadas como "A loja de Pianos" que fica em São Paulo. Para acessar o site da loja e obter mais informações clique aqui.

 

Uma última recomendação é que as crianças usem apoios nos pés não só no momento da aula, mas também em casa quando forem praticar o instrumento. O objetivo é que elas criem um hábito saudável e assim possam desenvolver ao máximo o seu potencial. Os professores devem orientar os pais sobre a altura mais adequada do banco e dos apoios para os pés e oferecer soluções que se adequem a realidade de cada família. Os pais devem tirar fotos da criança sentada na altura correta para poder ter uma referência na hora de ajudar a criança na prática diária do instrumento. Aqui vai a foto que tirei de uma aluna minha de 6 anos, usando o assento e o apoio de madeira:

 

 

 

 

Bom, é isso. Se você gostou desse artigo se inscreva no nosso site e compartilhe com seus amigos. 

Caso você tenha outras ideias ou sugestões a respeito do que foi tratado nesse artigo compartilhe conosco!

Até breve! 

 

Please reload

Artigo em destaque

Como funciona o Método Suzuki para piano?

December 2, 2018

1/10
Please reload

Publicações recentes

September 9, 2018

Please reload

Redes Sociais
  • YouTube Social  Icon
  • Facebook Long Shadow
Sites parceiros